10.2.09

Feliz aniversário, Monsieur

Perdi por alguns dias a chance de dar os parabéns na data certa: no domingo último, dia 8 de fevereiro, comemoraram-se os 181 anos de nascimento de Jules Verne. O primogênito do casal Pierre Verne e Sophie Allote de la Fuÿe nasceu naquela data no ano de 1828, na cidade francesa de Nantes. Ele iniciou sua carreira literária em 1863, com a publicação de Cinq semaines en ballon, um sucesso imediato, mesmo ano em que escreveu o livro que, até este momento, foi o último a ser publicado, Paris au XXe siècle, que só ganhou o papel em 1989. No meio do caminho, tornou-se aquele que é considerado pela Unesco como o autor mais traduzido de todos os tempos.

Para celebrar a ocasião, mesmo com meu atraso de 48 horas, deixo com vocês dois links que prestam homenagem a esse escritor fundamental para a história da ficção científica. O primeiro é o blog JVerne PT o segundo o site J Verne em Português, ambos iniciativas de camaradas lusitanos e que fazem parte da Malta listada aqui ao lado.

Boa leitura a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado Romeu pela referência. Gostaria apenas de referir que o blog foi uma iniciativa luso-brasileira com ligações ao site português e a um brasileiro. Infelizmente este último terminou ficando apenas ligado ao português.

Um abraço
Frederico

Romeu Martins disse...

Olá, Frederico.

Eu quem agradeço a visita e deixo os parabéns pelas iniciativas na homenagem ao grande Verne.

Abraço deste lado do oceano.