27.4.09

Steampunk made in Brazil 2

Eu havia postado aqui sobre um conto de Fábio Fernandes publicado no site Everyday Weirdness chamado The Boulton-Watt-Frankenstein Company, certo? Pois acabo de ter o prazer de ler a continuação do texto em que o autor novamente mistura personagens reais e fictícios para criar sua versão steampunk do primeiro robô do mundo, ou melhor, dada sua origem, ao primeiro diener do mundo. Explico, a palavra robô foi criada pelo escritor e dramaturgo tcheco Karel Capek (1890-1938) em sua peça R.U.R. (de 1921), e significa servo naquela língua, o mesmo significado, em alemão, de diener.



No universo ficcional criado pelo escritor e tradutor carioca, a união dos empresários reais Mattew Boulton (1728–1809) e James Watt (1736-1819) - sócios de fato no "nosso mundo" - com o fictício Viktor Frankenstein (publicado originalmente em 1818) é que deu origem "àquilo que os antigos gregos chamaram de autômato", como definiu Fernandes. Na nova história, The Arrival of the Cogsmiths (oil on canvas, by Turner, 1815), vemos como a inovação foi incrementada graças aos avanços no campo da automação do francês Joseph-Marie Jacquard (1752-1834), ao mesmo tempo em que despertou o interesse de um poderoso militar e político conterrâneo dele. E a mistura de ficção e realidade continua, com a participação de um certo Marie-Henri Beyle (mais conhecido por Stendhal, 1783-1842) e a suposta intervenção de Sir Percy Blakeney (famoso como Pimpinela Escarlate, criado em 1903).

Por si só, esta é uma excelente notícia. Contudo, em seu blog, o imperdível Pós-Estranho, Fábio Fernandes anuncia que ainda há mais pela frente: "E aguardem mais novidades daqui até julho, desta vez em português - inclusive um lançamento na FLIP, em Paraty!". Alvíssaras.


6 comentários:

Fabio Fernandes disse...

Muito obrigado pelos comentários generosos, Romeu!

Romeu Martins disse...

Eu que agradeço a oportunidade de ler seu texto, Fábio.

Piechur disse...

The steam-powered automaton from Frankenstein GmbH factory, model Pz.Kfl.IV, appeared in my 2007 comic book "Pierwsza brygada" (The First Brigade):
http://www.kultura.com.pl/index.php?s=p_87_04

In the second volume our heroes are trying to find him:
http://steampunk.republika.pl/piechur/judym5.html

Piechur disse...

Properly tagged links:
the panel from "Pierwsza brygada" I
the panel from "Pierwsza brygada" II

Piechur disse...

Oops. Here it goes again:
the panel from "Pierwsza brygada" I

Romeu Martins disse...

Wow, nice pieces! Thanks, Piechur!