4.7.09

Steampunk made in Brazil 3

Zuda Comics é o nome da editora de quadrinhos virtuais - ou webcomics - mantida pela DC na internet. Mensalmente eles realizam um concurso no qual os próprios leitores podem votar e ajudar a escolher qual HQ autoral eles gostariam de ver publicada naquele site. No mês de junho os vencedores foram o roteirista americano Dwight MacPherson e o desenhista brasileiro Igor Noronha com o seu projeto chamado Sidewise.

O melhor, para leitores deste blog que se interessam por cultura steamer, é que se trata de uma obra literalmente de vitoriana alternativa. MacPherson se diz fã de autores como Jules Verne e H. G. Wells e criou sua trama para apresentar ao filho, de 13 anos, os conceitos do steampunk.

A história conta as desventuras do gênio de 15 anos Adam Graham. O garoto se apropria de um invento dos pais, uma máquina do tempo, para viajar para a Londres de 1902, justamente no fim do reinado da rainha Vitória, para pesquisar um trabalho de escola. Acontece que ele não volta no tempo, mas invade uma dimensão paralela na qual o cérebro preservado daquela regente domina a ilha contando com os serviços de robôs criados por Nikola Tesla - cientista que pretende se rebelar contra a tirana se unindo ao jovem protagonista do gibi eletrônico.

Igor Noronha deu uma entrevista ao Omelete na qual falou da experiência de participar daquele concurso que atrai a atenção de quadrinistas de todo o mundo:

A sensação de ganhar é indescritível, pois foi uma batalha intensa durante 30 dias. Começamos em primeiro e permanecemos no topo durante todo o mês até que, faltando apenas um dia, caímos para o segundo lugar. Foi então que recebemos uma imensa ajuda de amigos e de todos que querem muito ler mais de Sidewise. É muito bom ver que todo o sacrifício foi recompensado, e que agora poderemos finalmente contar a nossa história.

Nenhum comentário: