28.4.10

Aula de História 2

Em julho do ano passado, logo após o lançamento da coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário, fiz uma chamada aqui para um texto que chamei de verdadeira aula sobre o gênero, ou, mais precisamente, escrevi isso:

Ana Cristina Rodrigues, historiadora, escritora e fomentadora cultural da literatura fantástica nacional, deu uma verdadeira aula sobre o que chamou - com razão - de "novo hype da Ficção Especulativa brasileira", no caso o gênero abordado nesta casa, o Steampunk. No blog Ficção Científica e Afins, que vem a ser uma versão Wordpress da maior comunidade em português de FC, da qual ela é a atual dona e há tempos moderadora, Ana destrinchou o contexto por trás desta "novidade", que já tem um quarto de século se considerarmos apenas sua vertente mais bem acabada, apontou várias obras em diferentes mídias que seguem o estilo steamer e relacionou tudo com a realidade do Brasil.

 Volto a chamar a atenção para outro texto da moça, desta vez sobre o subgênero da FC - ou um gênero à parte, a depender do analista - chamado História Alternativa. É uma aula magna sobre o assunto. Ela volta a tocar no steampunk em certa altura, mas mesmo se não o fizesse, indicaria o artigo aqui. Abaixo segue o tal trecho, mas a íntegra deve ser lida aqui:

O movimento steampunk em várias obras se aproxima da História Alternativa, como no livro seminal do gênero The difference engine de Bruce Sterling e William Gibson. Porém, de modo geral podemos dizer que nesse movimento a estética do vapor é mais importante do que estabelecer as mudanças a partir de um ponto de convergência em relação a nossa Linha Temporal.

Nenhum comentário: