30.4.10

Imagem: psicologia e design

Outro cúmplice dos tempos de O Malaco e Marca Diabo entrou em contato comigo: Ramiro Pissetti, que agora virou um sujeito sério e é professor da Faculdade da Serra Gaúcha. Como tal, ele é editor de uma revista acadêmica chamada Imagem. No blog da publicação ela é definida assim:


Revista Imagem é um projeto multimídia desenvolvido de forma transdiciplinar pelos cursos de Design e Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha. Produzida por professores, estudantes e colaboradores, a publicação é direcionada a teóricos, pesquisadores e interessados pelos conhecimentos difundidos no universo do ensino superior de graduação e pós-graduação.

Como o próprio título indica, a proposta central do projeto é debater os mais amplos sentidos do termo, bem como suas distintas abordagens em diferentes campos do saber. Para tanto, não serão desconsideradas perspectivas por vezes conflitantes, como a representação pelo desenho manual, a captura por dispositivos digitais, a edição eletrônica, a transmissão via satélite, a projeção na retina e a recriação pela mente humana, a transformação em reflexo, símbolo ou mito. A discussão está aberta.

A primeira edição pode ser acessada aqui tanto para leitura on-line quanto para baixá-la em pdf. Mas para este blog, o que interessa é que na próxima edição de Imagem haverá um artigo sobre steampunk de minha autoria. Na verdade, será a versão atualizada de um texto que já publiquei no Cidade Phantástica e no Overmundo. Portanto, se alguém souber de algum projeto ligado ao gênero em produção, que eu ainda não tenha noticiado por aqui, deixe um comentário neste post que tentarei incluir no texto final.

Nenhum comentário: