4.5.10

Torre de Vigia 25

Dica do editor Richard Diegues no Twitter: mais uma citação à coletânea Steampunk - Histórias de um passado extraordinário em um blog especializado em ficção científica. Desta vez, o espaço foi no Sci Fi do Brasil. Na primeira parte de um artigo sobre livros de FC nacionais, João Guedes listou a obra ao lado de uma outra coletânea, chamada Invasão. Abaixo, segue a abertura do texto e o comentário sobre o livro steamer. A íntegra, pode ser acessada por aqui.

Este é um tema sobre o qual queria escrever há muito tempo para uma platéia qualificada como a do Sci Fi do Brasil. A FC Brasileira é muito desprezada pelo mercado editorial, se na estrangeira, que vem já pré testada no mercado, já é difícil de encontrar bons títulos novos, imagine a nossa. Mas há autores de excelente qualidade surgindo e com um público editorial e leitor refratário.

Jorge Luis Calife é um dos autores mais conhecido de hard sci-fi (Trilogia Padrões de Contato), depois vem Bráulio Tavares e, recentemente, Roberto de Sousa Causo fazendo uma sci-fi mais no estilo Arthur C. Clarke e Isaac Asimov, onde a tecnologia é mais pano de fundo. Então começarei apresentando algumas coletâneas de contos Brasileiros que são de 1ª Qualidade (...)

Steampunk: Recentemente tomei conhecimento deste movimento, que traz uma idéia muito interessante: colocar as histórias no século XIX com toda a tecnologia emergente. Este movimento não se restringe à literatura, mas espalha-se para o RPG (REINOS DE FERRO) e chega mesmo a, no exterior, fazer a customização de micros para a era Vitoriana. Cheguei a ver alguns e me encantei. De fato, por que não podemos ter as coisas mais caprichadas no acabamento como naquela época? Não se trata de abandonar uma tecnologia em detrimento de outra, mas de querer algo menos asséptico e mais agradável aos olhos.

Em matéria de livros a Tarja Editorial lançou uma coletânea chamada Steampunk – Histórias de um Passado Extraordinário. Surpreendente a qualidade das histórias. Também é um livro curto, 184 pg, que dá para ler num fim de semana e deixa o “gostinho de quero mais”. Todo o fundamento científico está explicado e muito foi bebido na fonte de Julio Verne. Isto não é um demérito, mas uma referência de qualidade.

Ficha técnica:
Autor: Vários Autores – Org. Gianpaolo Celli
Páginas: 184
ISBN: 978-85-61541-14-9
Formato: 14×21cm
Ano: 2009

Nenhum comentário: