9.12.10

Olhares sobre a História

A capital de Santa Catarina, a antiga Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, vai sediar um novo encontro Reconstrutivista organizado pela Sociedade Histórica Desterrense. O evento vai ocorrer justamente no dia do aniversário da cidade, no próximo 23 de março. Seguem abaixo, o lindo convite e o emocionante release produzidos por Pauline Kisner para divulgar o evento.



"A memória é o espelho onde observamos os ausentes" (Joseph Joubert)

Fala-se de um tempo que distintas senhoras caminhavam de braços dados com cavalheiros de fino trato, percorrendo ruas estreitas, de calçamento irregular. Tempo em que as águas límpidas da Baía beijavam os pés do Mercado Municipal e o ritmo da vida era marcado pelo dobrar dos sinos da Catedral. Os elegantes faziam piqueniques à moda inglesa, numa praça ainda cercada, e assistiam às óperas no Teatro Princesa Isabel. Dançavam seus carnavais nos requintados salões da Rua Augusta, entre polcas, valsas e xotes. Compareciam em peso aos saraus, onde sempre havia uma dama ao piano ou a cantar com voz de anjo. Quando cansados, retiravam-se para suas chácaras na Praia de Fora, para contemplar o mar.

O tempo aboliu sombrinhas e cartolas. A terra avançou Baía adentro. Os sinos dobram apenas para si. A praça perdeu seus muros e ganhou uma figueira. O Teatro Princesa Isabel tornou-se Álvaro de Carvalho. Não há mais bailes na Augusta; há apenas a João Pinto. Não se fazem mais saraus e em poucas casas há agora pianos ou senhoritas cantoras. As chácaras da Praia de Fora cederam lugar às coberturas de onde se contempla mais carros e asfalto do que o mar.

Ah, quão impiedoso foste tu, ó Tempo!Deixaste-nos apenas alguns lugares de memória, tristes e silenciosos promontórios de contemplação do passado...Que nos resta senão a contemplação dos ausentes e o ímpeto de trazê-los de volta à vida?




***************

Como seu début, a Sociedade Histórica Desterrense apresenta "Olhares sobre a História", uma saída fotográfica com o objetivo de registrar e resgatar a memória patrimonial de Florianópolis. Programada para 23 de março de 2011, como um presente de aniversário para a cidade, o evento reunirá aficionados pela História, trajados de acordo com um recorte histórico que se estende da Renascença à Primeira Guerra Mundial.

Tendo como plano de fundo construções bicentenárias, os participantes caminharão pelo Centro Histórico sob as lentes de uma equipe de fotógrafos selecionados pelo grupo. A proposta é "reviver o passado", evocando modos e costumes antigos, e prestar uma justa homenagem à capital e à memória dos catarinenses.

Nenhum comentário: