7.3.11

Novidades sobre um cenário steampunk nacional

No início do ano, publiquei a seguinte nota por aqui:

Encontrei a informação no blog do escritor Heitor Serpa: ele e seu colega Douglas Vermento estariam preparando um RPG de inspiração steamer. Segue abaixo o trecho em que é dada a notícia, no meio deste post:


Agora uma notícia de algo que ainda está para acontecer. Lembram do Douglas Vermento, que eu indiquei lá em cima? Pois é, resolvi me juntar a ele e ao Enrico - um de meus primeiros leitores, e que agora mostra bastante talento pra coisa - para pensar num cenário de punk a vapor contendo elementos de fantasia. Difícil? Bastante, se você considerar a existência do RPG "Reinos de Ferro", por exemplo, além dos lançamentos envolvendo o gênero pipocando de todos os lados. Ainda assim, está sendo um exercício muito bom. Estabelecemos uma idéia central, sem dar muitos nomes aos bois, e cada um está se dedicando a um conto para firmar a base. Eu já comecei o meu... Daqui a pouco deverão surgir mais novidades.

Torço mesmo por mais novidades desse projeto. 

Agora, recebo um email de Heitor Serpa me avisando que há novidades relacionadas a esse projeto em um blog criado especialmente para ele. O nome segue abaixo, no logo idealizado para a página:



No post inicial, o trio que elabora o cenário explica o que é Steamage:


Um trocadilho com as palavras mage (mago) e age (era). Reunimos o conceito de Steampunk – a ficção científica do século XIX escrita no século XXI, segundo Bruno Accioly e o Conselho Steampunk – com a fantasia que tanto amamos, criando a centelha de um universo em constante desenvolvimento que mescla as duas coisas.

Nossa, super original não é?

Ironias a parte, nós NÃO alimentamos a ilusão de sermos inovadores do meio, mesmo porque isso é impossível nos dias atuais. Mas não significa que estamos trabalhando com o plágio; o que existem são conceitos (ou tropos), estando a originalidade na maneira que cada autor os desenvolve. Em Steamage, por exemplo, a Era do Vapor se inicia com a chegada de uma cidade voadora sobre as minas de Kresta, cujos habitantes são seres pequeninos e de pele dura como a rocha.

E também sobre se o material será aproveitado no formato de um RPG:


De início, nossa intenção era a de apenas fazer um exercício de idéias no momento em que todos os outros falhavam, gerando como fruto um lugar para nossas histórias. Mal comparando, seria como as stables dos programas de luta livre, feitas para cada lutador se desenvolver individualmente com o destaque do grupo. Começamos a sonhar alto com esta possibilidade após a divulgação que o projeto recebeu no blog Cidade Phantástica e no Twitter, afinal todos aqui são fãs do jogo de interpretação de personagens.

Respondendo melhor a pergunta: daremos foco no cenário por enquanto, desenvolvendo-o com nossos contos. Quanto às raças, classes, talentos e outras coisas típicas do RPG de mesa, ficam para um futuro distante. Ou não... 

Continuo torcendo pelo projeto.

2 comentários:

Heitor V. Serpa disse...

Grande Romeu, sua divulgação só nos deixa mais e mais motivados a continuar. Mais uma vez, muito obrigado... E pode torcer sim, em breve começaremos a postar conteúdo.

Abraços!

Romeu Martins disse...

Maravilha, e sempre que posto algo sobre o projeto de vocês, aparecem novos interessados. O blog Steamage vai para a Malta do Vapor aqui ao lado. Abraço!