18.7.11

Steampunk brasileiro em revista lusitana

Como anunciei por aqui anteriormente, Fábio Fernandes foi contatado pela equipe da revista portuguesa Bang! para publicar um relato sobre a cena de literatura fantástica brasileira naquela publicação trimestral, editada pela Saída de Emergência em uma parceria com as livrarias Fnac. "Vida noutros planetas" é o título do artigo do escritor, tradutor e pesquisador que abrange vários aspectos e manifestações do fandom nacional, desde os fanzines, passando pelas comunidades virtuais e os eventos presenciais, até chegar no advento recente das pequenas editoras que investem na área. O relato dá destaque para a ascensão da cultura steampunk em nosso país, citando o Conselho Steampunk e as várias manifestações de apoio que Bruce Sterling deu ao movimento nacional em posts de sua coluna no site da Wired Magazine. Fábio Fernandes ainda fez uma gentil menção a mim, que cito a seguir:


Embora exista contato e amizade entre os dois grupos, o conselho atua de forma inteiramente independente e promove, através de suas lojas, eventos periódicos (quase mensais) em todo o Brasil. A recém-lançada The Steampunk Bible, editada por S. J. Chambers e Jeff VanderMeer, há uma seção inteira dedicada ao Brasil. Um dos nomes de maior destaque desse movimento steamer é Romeu Martins, cuja história Cidade Phantástica teve um excerto traduzido por mim para esse livro.

O artigo ainda dá algumas pistas de empreendimentos futuros de nosso mais internacional articulador da ficção científica em prol de, como ele mesmo fala ao final de seu texto, "um fandom unido, com membros de vários países trabalhando junto em projetos diferentes". Alvissareiras notícias, meus caros.

Nenhum comentário: